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Carolina Rocha | 01/09/2015
Notícias
Especialista em marketing discute 4 pontos relevantes para a conquista da confiança do consumidor.
Com o constante e acelerado crescimento do e-commerce no Brasil é possível acompanhar casos de insucesso de algumas relações de compra e venda que são irreversíveis na construção de uma relação de confiança e credibilidade com o consumidor brasileiro.
Dados do Procon-SP apontam que foram registradas 35.037 queixas de consumidores relacionados ao comércio virtual em 2014, contra 42.257 no ano anterior. As reclamações de não entrega ou demora na entrega do produto tiveram 12.793 registros em 2014, contra 17.084 em 2013.
Apesar dos dados da pesquisa serem regionais (relacionados a São Paulo) e ter ocorrido a diminuição entre os anos analisados, é imprescindível refletir sobre a quebra de compromisso quando um produto não é entregue ou ultrapassa o prazo estipulado.
Com a competitividade acirrada no mercado, o fenômeno da precificação e um novo consumidor cada vez mais atento a promoções que o beneficiem é preciso repensar na relação vendedor – comprador.
O primeiro e mais importante passo para a conquista da confiança do brasileiro é o serviço de atendimento ao cliente (SAC). Pode parecer uma atitude pretenciosa, mas pensar como consumidor é o grande segredo de um bom atendimento e suporte ao cliente do e-commerce. Veja pontos relevantes:
Pensar como consumidor faz da sua empresa um negócio diferenciado no mercado competitivo. E o mais importante: não se esqueça de que o consumidor é a principal ferramenta de marketing e promoção da loja virtual. Afinal, assim como quando está insatisfeito, se o cliente é surpreendido positivamente ele compartilha a experiência de compra com outros consumidores.
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Carolina Rocha
Especialista em marketing para e-commerce e sócia-fundadora da Best Shop Express, loja virtual de produtos importados da China e Estados Unidos.
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