XCMG investe R$ 270 milhões em expansão de parque industrial em Minas

O investimento da empresa levou sua fornecedora de motores e peças, SAC Motor, a anunciar a construção de uma fábrica no estado

A gigante chinesa Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd. (XCMG) oficializou um protocolo de intenções de investimento de R$ 270 milhões para ampliar suas operações em Pouso Alegre, região Sul de Minas Gerais. Este movimento estratégico inclui a expansão das instalações industriais já presentes na cidade desde 2014, contemplando a criação de uma nova linha de montagem.

O grande destaque deste investimento é a implantação, pela primeira vez no estado, de uma linha de montagem dedicada a veículos de grande porte totalmente elétricos, indicando um avanço significativo em termos de sustentabilidade e inovação tecnológica na região.

Além da expansão da capacidade produtiva, a XCMG planeja estabelecer um centro de pesquisa e desenvolvimento no estado, sinalizando uma estratégia mais ampla para a empresa, que busca não apenas expandir suas operações, mas também investir em soluções tecnológicas avançadas.

Um dos pontos altos deste investimento é o potencial para geração de empregos, prevendo a criação de 150 vagas de trabalho diretas e 315 temporárias em Pouso Alegre e nas localidades vizinhas.

O anúncio foi feito pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante a assinatura do protocolo na fábrica da XCMG em Xuzhou, na China, na última quinta-feira (9), onde a empresa é referência mundial no segmento de máquinas pesadas. A empresa já registrou um crescimento notável de 700% em lucros nos últimos anos, com um aumento de 425% nas exportações.

Ao destacar a importância deste investimento para a região, o presidente da XCMG, Yang Dongsheng, ressaltou o compromisso da empresa com o desenvolvimento local. Ele expressou otimismo em relação à economia brasileira e manifestou interesse em expandir ainda mais as operações, indo além da linha de montagem, considerando a produção de peças no estado.


Continua depois da publicidade


O anúncio de expansão da fábrica da XCMG em Minas Gerais desencadeou o investimento da SAIC Motor na região, marcando sua primeira instalação fabril na América Latina. A SAIC é uma das principais fornecedoras de motores e peças para a XCMG. O investimento não estava inicialmente planejado durante a missão do Governo mineiro na China.