PHINIA anuncia novos investimentos em sua fábrica de Piracicaba em 2023

A empresa de componentes automotivos planeja fortalecer sua presença no mercado local

A PHINIA, fabricante de componentes automotivos, controladora de marcas como Delphi, Delco Remy e Hartridge, planeja um considerável investimento em sua fábrica em Piracicaba (SP) no próximo ano. Com mais de 30 anos de operação, a unidade, especializada em sistemas de injeção de combustível para a marca Delphi, receberá recursos destinados à modernização e expansão de suas instalações. O investimento previsto é de R$ 30 milhões, sendo R$ 10 milhões destinados à unidade, segundo informações do Automotive Business.

A fábrica em Piracicaba, com uma equipe composta por cerca de 1.000 profissionais em turnos, ocupa uma área total de 42 mil m². Ela é especializada na produção de sistemas de injeção de combustível, incluindo soluções avançadas como sistemas flex fuel, diesel e injetores GDi, que oferecem melhor desempenho e menor emissão de CO².

O aporte financeiro, segundo a empresa, tem como objetivo não apenas fortalecer a posição da PHINIA, adquirida pela BorgWarner em 2020, no mercado automotivo, mas também gerar impacto econômico positivo na região, com a criação de empregos e o fomento das relações com a comunidade local. 

Embora não revelem a parcela do Brasil em seu faturamento global, a região das Américas contribui com 40% das receitas, com forte participação do país, de acordo com a publicação. O Brasil é um polo de produção e exportação, especialmente para mercados europeus e asiáticos.

Em comunicado, a empresa afirma que faz significativos investimentos em ESG em sua unidade, incluindo a adoção de práticas sustentáveis, como 100% de Aterro Zero desde 2020, uma iniciativa de compostagem que beneficia a equipe, logística reversa para embalagens, sistema de osmose reversa para economia de água, eficiência energética com fontes renováveis e a promoção de inclusão e diversidade, incluindo colaboradores com deficiência.