Governança corporativa deve movimentar cerca de US$ 785 mi até 2025

Empresas familiares vêm buscando nas práticas de governança corporativa a continuidade e o crescimento sustentável do negócio

Governança corporativa virou palavra de ordem dentro das empresas no mundo inteiro. A expectativa é que as receitas globais do mercado de soluções em governança corporativa movimentem cerca de 15 bilhões de dólares até 2025. No Brasil, daqui a quatro anos, o mercado de soluções e consultorias em governança corporativa deverá movimentar mais de 785 milhões de dólares. Os dados são de um estudo da Bravo Research. O cenário não é diferente nas organizações familiares, que representam 90% das empresas brasileiras e respondem pela metade do PIB do país. Além disso, elas são as responsáveis por empregar cerca de 75% da mão de obra brasileira, de acordo com os dados mais atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Nos últimos anos, as empresas familiares buscaram nas práticas de governança corporativa a continuidade e o crescimento sustentável do negócio, além de estabelecer processos e estruturas que melhorem a gestão, a transparência e a prestação de contas Para Eduardo Valério, presidente do grupo J.Valério, que também presta consultoria especializada para empresas familiares, “existem várias razões pelas quais as empresas familiares brasileiras têm adotado práticas de governança corporativa. Uma delas é a necessidade de profissionalização da gestão. À medida que as empresas familiares crescem e se expandem, torna-se cada vez mais importante separar os interesses da família dos interesses da empresa. A introdução de práticas de governança corporativa ajuda a evitar conflitos de interesse e a tomar decisões baseadas em critérios objetivos”.

Boas práticas atraem investimento

As empresas familiares perceberam que a adoção de boas práticas de governança pode atrair investidores e novos parceiros de negócios. Investidores institucionais e fundos de investimentos tendem a preferir empresas com estrutura de governança estabelecida, proporciona maior transparência e reduz o risco de conflito de interesse.


Continua depois da publicidade


Segundo Heráclito Petrycoski, Presidente do Conselho da Atlas eletrodomésticos, a governança corporativa ajudou a família, sócios e gestores a definir regras claras, diretrizes e acordos, o que trouxe mais segurança e confiabilidade a todos: “Uma governança forte confere mais transparência e controle, o que é excelente para todos. O conselho, com sua visão estratégica, consegue dar suporte para a gestão na tomada de decisão. A gestão passou a se sentir mais segura e a família tem ciência de tudo o que se passa na empresa. Com isso, conseguimos crescer de maneira sustentável e abrir novas frentes de negócio que tenham sinergia com a nossa visão de futuro. A Atlas é uma empresa familiar com mais de 70 anos e que está na terceira geração. Constantemente estamos aprimorando a nossa governança”, afirma.

Na GoNext, uma das empresas do Grupo J. Valério, especializada em consultoria em governança e sucessão de empresas familiares, são realizados diferentes Fóruns para executivos de organizações familiares. São espaços exclusivos voltados para CEO´s, Presidentes de Conselho e herdeiros de diferentes segmentos de negócios que se reúnem para buscar inovação, fortalecer o networking e também debater suas práticas. “É uma rotina da GoNext reunir os clientes para troca de experiências. É a forma que enxergamos a evolução do processo. Conectar empresas que estejam em diferentes etapas da implantação da cultura da governança traz resultados positivos para todos que participam”, explica Valério.

*Imagem de capa: Depositphotos