Nova geração de pastilhas da Sandvik aumenta produtividade e vida útil da ferramenta

Com novas pastilhas da Sandvik, a produtividade e a vida útil das ferramentas aumentaram em 115% e 200%, respectivamente

Líder mundial em usinagem, a Sandvik Coromant apresenta sua segunda geração de pastilhas CoroTurn Prime tipo B. A nova pastilha negativa de dupla face conta com quatro arestas de corte e foi desenvolvida para desbaste e acabamento em aço, aço inoxidável e aço inoxidável duplex, HRSA e titânio.

A PrimeTurning tem sido, desde seu lançamento em 2017, chamada adequadamente de a maior inovação em torneamento, desde o próprio torneamento. O método permite torneamento multidirecional e é uma alternativa produtiva e eficiente à usinagem convencional. O conceito é composto pelo método PrimeTurning, ferramentas CoroTurn Prime tipo A e B e CoroPlus Tool Path para o software PrimeTurning.

A segunda geração de ferramentas CoroTurn Prime tipo B passou por uma grande atualização. "Estamos trabalhando ininterruptamente no desenvolvimento de nossa oferta PrimeTurning", diz Staffan Lundström, gerente de produto da Sandvik Coromant. "As novas ferramentas do tipo B foram melhoradas em todos os aspectos para melhorar ainda mais o torneamento multidirecional."

Pastilha é negativa e tem dupla face

Um benefício essencial é que a nova pastilha é negativa e tem dupla face. Quatro arestas de corte - o dobro das arestas em comparação com a pastilha anterior - permitem uma usinagem mais econômica. A ferramenta também é equipada com um novo projeto robusto do tip seat, que evita a quebra da ferramenta se a pastilha quebrar e permite mudar as direções de avanço sem movimentos da pastilha. Além disso, as geometrias foram atualizadas para melhorar o controle de cavacos mesmo em materiais muito desafiadores, como aço inoxidável duplex e aços dúcteis.

Os resultados de testes abrangentes mostraram aumentos de produtividade que variam de 50% a mais de 100%. Um exemplo é um cliente automotivo que produz carcaças de bombas, em que as novas pastilhas CoroTurn Prime tipo B com classe de torneamento GC4415, geometria -M7 e R1,6 mm, proporcionaram um desgaste de aresta previsível e um melhor controle de cavacos.


Continua depois da publicidade


A produtividade e a vida útil das ferramentas aumentaram em 115% e 200%, respectivamente.

As novas pastilhas CoroTurn Prime tipo B estão disponíveis para torneamento externo e interno em uma diversidade de classes de alto desempenho, incluindo as novas classes de torneamento de aço GC4415 e GC4425. O suporte à programação é oferecido nas plataformas CAM mais comuns e com o CoroPlus Tool Path para PrimeTurning.

* Esta empresa é parceira do Grupo CIMM