FIEE traz novo setor dedicado à energia e deve reunir um público de 50 mil profissionais

Evento contará com novos expositores de serviços, tecnologias e produtos voltados à cadeia de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia, além de manter sua tradição como maior evento de automação e eletroeletrônica do país.

Totalmente reformulada, FIEE - 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação começa amanhã (25), no São Paulo Expo, e reunirá até o dia 28, mais de mil marcas nacionais e internacionais em mais de 30 mil m² de área. A cerimônia de abertura será às 9 horas.

Considerado o maior pólo gerador de negócios nos setores de elétrica, eletrônica, energia e automação da América Latina, a FIEE terá um novo segmento na edição deste ano dedicado à GTDC (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia). O evento deve receber um público estimado em 50 mil profissionais.

“Energia é uma área extremamente estratégica e com um dos maiores potenciais de crescimento em nível global. O setor de GTDC já era intrinsecamente ligado a feira e, além de nova data e local, a FIEE a partir desta edição se torna ainda mais completa. Nenhuma outra feira no país reúne a gama de setores apresentados na FIEE que abrange os segmentos de Automação, Eletrônica e Equipamentos Industriais”, ressalta o diretor da FIEE, Igor Tavares.  

O evento, que trará lançamentos e soluções inovadoras que as empresas colocarão no mercado a partir da retomada de seus investimentos, ocorre justamente quando o setor apresenta índice positivo. A produção do setor eletroeletrônico apontou crescimento de 6,2% no mês de maio de 2017 em relação ao mesmo mês de 2016.

É o que mostram os dados divulgados pelo IBGE e reunidos pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), apoiadora da FIEE. O incremento do segmento de eletroeletrônico foi superior ao da indústria geral, que atingiu 3,9%, com aumento da produção em função da alta de 25,9% na atividade do setor de eletrônica, uma vez que a indústria elétrica retraiu-se 7,0%. 


Continua depois da publicidade


“Desde dezembro do ano passado, com exceção do mês de abril, a produção do setor vem apresentando resultados positivos quando comparados com os iguais períodos do ano anterior”, diz o presidente da Abinee, Humberto Barbato. 

No acumulado de janeiro a maio de 2017, a produção industrial de eletroeletrônico aumentou 3,7% em relação ao igual período de 2016. Este incremento foi consequência da expansão de 19,5% na produção da indústria eletrônica, visto que a indústria elétrica recuou 6,8%. 

Local para descarte correto de eletroeletrônicos

Buscando incentivar e informar quanto à prática do descarte ambientalmente correto dos eletroeletrônicos, a FIEE será ponto de coleta de equipamentos, que serão encaminhados para reciclagem.

A iniciativa faz parte do Projeto “Descarte GREEN” da GREEN Eletron, entidade gestora para logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos criada pela Abinee para auxiliar as empresas no atendimento à legislação. Durante os quatro dias da feira serão disponibilizados dois coletores, onde poderão ser descartados produtos eletroeletrônicos de pequeno e médio porte, como computadores, impressoras, celulares, notebooks, tablets e outros, além de permitir aos visitantes conhecer melhor o projeto. 

Além de informar quanto à forma e os pontos de descarte de eletroeletrônicos, o espaço ainda apresentará aos visitantes o conceito da Economia Circular, conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, no ciclo produtivo ou outra destinação final ambientalmente adequada. 

ABINEE TEC 2017

Este ano o ABINEE TEC contará com quatro conferências técnicas simultâneas durante os quatro dias de realização da FIEE, divididas pelos temas: GTDC (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização), Tecnologia e Sustentabilidade, Automação e Manufatura Inteligente e Inovação e Negócios Tecnológicos. 

Serão mais de 80 horas de conteúdo diferenciado e gratuito para a qualificação de profissionais da área e as palestras ocorrerão em quatro conferências, no ambiente da própria feira. Diariamente, em cada auditório serão apresentados painéis e debates, intercalados com exposições técnicas de empresas para agregar valor ao conteúdo apresentado e complementar às respectivas temáticas. 

O ABINEE TEC contará com nomes exponenciais confirmaram participação no ABINEE TEC como o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata, o Diretor de Tecnologias Inovadoras do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), José Henrique Videira Menezes, além de Luiz Eduardo Barata (Diretor Geral da ONS), Jeferson Soares (Superintendente da Empresa de Pesquisa Energética), Eduardo Azevedo (Secretário de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energias), Newton Duarte (Presidente do COGEN), Antonio Velloso Carneiro (Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo).

Para a abertura oficial do evento, a Abinee promoverá o Fórum Conectividade, que também contará com a presença dos Presidentes de empresas como a Nokia, Siemens, Qualcomm, GE, ABB, entre outros nomes, e uma palestra especial do Professor Thales Teixeira da Harvard Business School. 

Estande IPD Eletron - Soluções Tecnológicas

Um dos destaques da FIEE 2017 será o estande Soluções Tecnológicas, composto por Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), que se reúnem no IPD Eletron.Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e inovação com as empresas, o estande contará com a participação de cinco ICTs que demonstrarão todo o seu potencial em soluções e serviços tecnológicos nos segmentos da FIEE.Participarão do Estande Soluções Tecnológicas: Fundação CERTI; Instituto Atlântico; Instituto Eldorado; Institutos LACTEC e SIDI. 

Rodadas de Negócios

Com curadoria da Abinee e da APEX, o Projeto Comprador do Programa Electro-Electronic Brasil terá ação exclusiva durante a FIEE.  O objetivo é promover o comércio externo do setor eletroeletrônico e por isso, a ação vai reunir 10 compradores internacionais de diversos países para participar da Rodada de Negócios. 

O destaque fica para os países próximos (Argentina, Chile, Colômbia e Equador) que trazem o potencial de negócio de suas empresas de automação industrial, componentes elétricos e eletrônicos, telecomunicações, material elétrico de instalação, equipamentos industriais, informática, segurança eletrônica e geração, transmissão e distribuição de energia (GTD). 

A ação oferece a oportunidade de encontrar potenciais fornecedores, criar parcerias e aumentar o poder de negociação das empresas por meio de um relacionamento direto em reuniões direcionadas e estratégicas.