Cintec debate novas tecnologias e tendências da manufatura

Congresso e Minicursos acontecem em paralelo a Intermach 2017, de 12 a 15 de setembro, em Joinville, SC.

O Congresso de Inovação Tecnológica – Cintec 2017 Mecânica e Automação que acontece paralelo a Intermach 2017 é dedicado às novas tecnologias e tendências para a indústria. O congresso abre dia 12 de setembro, às16h, conduzido pela Sociesc. Às 16h15, Fabiano Ronsani Silva e/ou Giles Balbinotti, da Renault do Brasil, apresentam “Low Cost Automation (LCA) aplicada nos canteiros de produtividade na Renault do Brasil”, detalhando a utilização de sistemas LCA, metodologia de performance industrial e competências dos profissionais de performance. Das 16h50 às 17h20, Sebastião Lauro Nau, da WEG, demonstra “Inovação Tecnológica – Case WEG”, demonstrando organização para a inovação, indicadores de inovação, produtos inovadores e a inovação no âmbito da indústria 4.0. Às 17h25, Ana Paula Domingues Cardoso, da ArcelorMittal Vega,faz a palestra “Novas tecnologias de revestimento de aços para aplicação na indústria automotiva”, com enfoque na redução das emissões de gases estufas e o aumento da segurança e durabilidade dos veículos, os desafios de produzir aços de alta resistência para diminuir o peso dos veículos e as tecnologias para revestimento desses aços. Às 19 horas, acontece a palestra inaugural “80 anos de história – Ações atuais e perspectivas”, com João Carlos Marchesan, presidente do conselho de administração da Abimaq/Sindimaq.

No segundo dia de atividades, 13 de setembro, a temática é voltada ao “Mercado e Manufatura Avançada”. Das 16h às 16h30, Marcos Adriani, da General Electric, apresenta “O poder do 1% de economia nos processos industriais com gerenciamento de ativos, otimização e insights da operação na internet industrial”. O apresentador detalha os controladores conectados a uma plataforma industrial na nuvem, a criação de machine learn para gerenciamento de ativos, a segurança cibernética e o aumento de OPEX. Das 16h35 às 17h05, Fábio Augusto Andreosi, da Siemens, fala da “Manufatura avançada, uma resposta brasileira a quarta revolução industrial”. A abordagem leva em conta a quarta revolução industrial, a manufatura avançada, IoT, BigData, customização em massa, novos modelos de inovação, casos e a realidade brasileira. Das 17h10 às 17h40, Julio Cesar Gouy, da Cisco do Brasil apresenta “Viabilizando a integração das redes industriais”. O apresentador demonstra porque apenas uma pequena parcela dos projetos de IoT dão os resultados esperados, como mudar esse fato por meio da arquitetura de integração adequada às reais necessidades e possibilidades das empresas. A programação do dia encerra com debate das 17h45 às 18h45.


Continua depois da publicidade


Dia 14 de setembro será dedicado ao “Mercado Gestão da Inovação na Manufatura”. Leandro Bueno Gonçalves de Mello, da Embraer, abre a programação das 16h às 16h30, com o tema “Gestão do processo de inovação na indústria aeronáutica brasileira”. Das 16h35 às 17h05, Jorge Luiz Marquesini, da Volvo, apresenta “Gestão da melhoria contínua com base na manufatura enxuta”. O palestrante detalha a iniciação do conceito, os benefícios iniciais, a melhoria contínua com foco da gestão e as principais ferramentas utilizadas. Das 17h10 às 17h40, Fernanda Ferrazza, da Bosch Curitiba, destaca “Inovação – transformando desafios em oportunidades – Case Bosch”. Das 17h45 às 18h15, acontece o debate, seguido do encerramento dos trabalhos, conduzido pela Sociesc, às 18h50.

Inscrições e informações adicionais estão disponíveis em www.intermach.com.br/congresso.

Programação de Minicursos

A programação do Cintec 2017 Mecânica e Automação inclui Minicursos que são realizados na Sociesc, Campus Marquês de Olinda, com carga horária de 4h ou 8h. Serão contemplados os temas Tratamento Térmico de Ferramentais, Lean Manufacturing: princípios e aplicações, Análise termográfica: introdução e termografia, Desenvolvimento de moldes: erro zero, ISO9001:2015 e a gestão do conhecimento: impactos para a implantação e Indústria 4.0, ganho e produtividade.

Sobre a Intermach

A Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica – é referência em tecnologia para a manufatura industrial, impulsionando o mercado industrial. A Intermach apresenta tecnologias, inovações, tendências, desenvolve negócios e relacionamentos e estimula o conhecimento. O evento reúne as empresas fornecedoras para o mercado industrial e recebe visitantes nacionais e internacionais em busca das melhores soluções.

Serviço
Intermach 2015 - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica – www.intermach.com.br
Data: de 12 a 15 setembro de 2017
Horário: 14h às 21h
Local: Expoville – Joinville/SC – Brasil
Organização: Messe Brasil