Senai/SC oferece 8,5 mil vagas em cursos para carreiras industriais

Cursos tem ênfase em aliar teoria e prática.

O SENAI está com 8,5 mil vagas abertas em cursos técnicos, ensino médio e cursos superiores de tecnologia, em todas as regiões de Santa Catarina. No total, são 218 opções de cursos, em 43 cidades. Os programas são voltados à capacitação de profissionais para a indústria e oferecem elevado grau de empregabilidade: mais de 80% dos estudantes de cursos técnicos da instituição, por exemplo, obtêm emprego durante a formação ou alguns meses após a conclusão. Informações adicionais podem ser obtidas no site sc.senai.br/cursos telefone 0800 48 1212 (ligações gratuitas).

O diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, explica que a instituição busca continuamente o alinhamento dos cursos às demandas do mercado, o que explica a elevada aceitação dos egressos pelas indústrias do Estado. “A linha mestra é aliar teoria e prática, oferecendo aos estudantes problemas e desafios reais, que são encontrados no ambiente de trabalho; além disso, trabalhamos o desenvolvimento do conhecimento, de habilidades e da parte comportamental, promovendo a formação integral do profissional”, afirma.Entre as opções de cursos constam duas modalidades de ensino médio, ambas articuladas com a educação profissional. Um desses modelos já existe há mais de uma década, em 12 cidades do Estado e permite que o estudante complemente o ensino médio com um curso técnico, realizado no contraturno. Os conteúdos das disciplinas são articulados, de maneira que o estudante aplique nas aulas práticas dos cursos técnicos os conhecimentos adquiridos no ensino médio.

O segundo modelo, que será iniciado em 2017 nas cidades de Florianópolis e Criciúma, é o Ensino Médio Conecte. Nesta modalidade, o estudante faz um único curso de ensino médio integrado a um curso técnico em informática, em um único período. Além das aulas normais do ensino médio, o curso oferece ênfase em linguagem de programação, que pode ser a base para outras profissões que o aluno deseje seguir posteriormente. No contraturno são oferecidas atividades complementares, que vão estimular o protagonismo, liderança, desenvolvimento de criatividade, idiomas, entre outras.


Continua depois da publicidade


As inscrições prosseguem até o dia 3 de fevereiro. São 6,7 mil vagas em cursos técnicos, 1,5 mil vagas em cursos do ensino médio articulado com a educação profissional e 311 em cursos superiores de tecnologia.