Tulio_harbor

Tulio Duarte

O autor é formado em Ciências da Computação pela UFSC onde também cursou mestrado. Trabalha desde 2002 na HarboR Informática Industrial, empresa que desenvolve soluções para controle de produção e controle de qualidade. Neste período atuou em mais de 100 projetos de controle de produção e controle de qualidade para indústrias de todos os portes do Brasil e de outros países como Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Uruguai, França, Itália, Eslováquia e China. É também co-fundador e atual presidente do grupo Vertical Manufatura da Acate, um grupo que aproxima empresas de tecnologia e indústria de manufatura para discutir e desenvolver soluções que visam a diminuição de custos, aumento de qualidade e produtividade, assim como o cumprimento de normas legais e diminuição de recalls.


9 artigos publicados
Membro desde 15/07/2015


Artigos

  1. Thumb_fabrica_papai_noel_pequeno

    Por que o Papai Noel não atrasa suas entregas?!

    Ho Ho Ho!!! Época de natal e o Papai Noel como bom brazuca está correndo atrás do tempo para deixar todos os presentes prontos e nas casas das respectivas crianças que foram boazinhas no ano todo. Você pode estar se perguntando se estou louco, ou se você está lendo o artigo certo. Calma, eu explico. Queria apenas aproveitar a época para fazer uma analogia para explicar um pouco sobre um indicador de entrega de produção que pode ser utilizado na indústria, o POTIF. Vamos lá!?

  2. Thumb_plan2

    Planejamento de Produção - Um guia rápido (e fácil) sobre os métodos mais conhecidos

    A ideia deste artigo é termos um pouco mais para discutirmos sobre os métodos de planejamento e, quem sabe, ajudar você a descobrir qual pode estar mais adequado ao seu processo produtivo. Para isso colocamos uma breve descrição dos tipos mais populares de planejamento.

  3. Thumb_estoque

    Estoque: o terror que existe em todas as fábricas. Como minimizar?

    Vamos falar num dos piores terrores do planejamento de produção: o estoque. Minimizá-lo é um dos grandes desafios, pois ele traz implicações econômicas para a empresa. Este artigo ira iniciar um debate com uma listagem das ferramentas e exemplos de agenda, simulação e Gestão de Restrições no MES.

  4. Thumb_duelo

    Produção x Qualidade: Como transformar a guerra em acordo utilizando o índice OEE! HoverBoards!

    Nas indústrias é comum encontrar pontos de atrito entre a área de produção e a área de qualidade. A questão é: Pela natureza destas duas áreas existe este atrito, porém, como observar estes 2 aspectos ao mesmo tempo e estabelecer uma maneira de controlar e cobrar cada uma das áreas para haver produtividade com qualidade?

  5. Thumb_money

    Não queime dinheiro, garanta a qualidade mesmo analisando pouco a sua produção

    No último artigo eu tinha me comprometido a mostrar um exemplo de como a medição por amostragem de um processo sob controle pode ser feita por amostragem com um alto grau de confiabilidade. Neste artigo vou mostrar 3 gráficos que exemplificam o que tinha prometido.

  6. Thumb_churrasco

    Informação x Conhecimento - Qualidade 100% x Qualidade por amostragem

    Veremos a questão de garantir a qualidade através da "análise 100% da produção" versus garantir a qualidade "analisando por amostragem". Vamos começar a desmistificar a necessidade de medir e analisar 100% para garantir a qualidade da produção.

  7. Thumb_caos

    Evite o caos: gerenciar a qualidade com limites de especificação x limites de controle

    Como evitar o caos diário no controle de qualidade e não apenas cuidar para não produzir errado, porém também conseguir extrair a melhor qualidade da produção.

  8. Thumb_messi-v-c-ronaldo

    Importância dos gráficos no Controle de Qualidade - Messi x Cristiano Ronaldo

    Analisar a qualidade da produção com gráficos é mais eficaz. Veja um exemplo no mundo do futebol do que isso representa.

  9. Thumb_basketball

    Você gerencia a qualidade do seu processo utilizando apenas Índice de Capacidade? Cuidado com isso

    Utilizar apenas o Índice de Capacidade para analisar a qualidade da produção é um dos maiores erros cometidos. Saiba a razão no artigo.