Tulio_harbor

Tulio Duarte

Qualidade e produtividade

O autor é formado em Ciências da Computação pela UFSC onde também cursou mestrado. Trabalha desde 2002 na HarboR Informática Industrial, empresa que desenvolve soluções para controle de produção e controle de qualidade. Neste período atuou em mais de 100 projetos de controle de produção e controle de qualidade para indústrias de todos os portes do Brasil e de outros países como Canadá, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Uruguai, França, Itália, Eslováquia e China. É também co-fundador e atual presidente do grupo Vertical Manufatura da Acate, um grupo que aproxima empresas de tecnologia e indústria de manufatura para discutir e desenvolver soluções que visam a diminuição de custos, aumento de qualidade e produtividade, assim como o cumprimento de normas legais e diminuição de recalls.



14 artigos publicados
Membro desde 15/06/2015


Artigos

  1. Thumb_benchmarking

    Benchmarking de indicadores para controle de produção 4.0

    Você tem controle sobre a sua produção? Participe do benchmarking e compare o seu jeito de produzir com as outras empresas

  2. Thumb_acatech_maturidade

    O controle de produção MES na indústria 4.0

    O MES é uma das principais maneiras de inserir um processo produtivo na Indústria 4.0 pois o principal objetivo do MES também é um dos 3 principais objetivos da indústria 4.0, que é a melhoria do processo produtivo, mais que isso, o MES executa a melhoria utilizando exatamente 5 das 9 tecnologias mapeadas com sendo da indústria 4.0

  3. Thumb_i40-_quadrada

    5 casos de usos de Indústria 4.0 que mudarão sua percepção

    A indústria 4.0 ainda é algo muito abstrato para entender? Ainda é algo muito distante? Que tal alguns cases saber um pouco mais através de caso de usos e exemplos reais que fogem do trivial que vem sendo apresentado por aí? Vamos detalhar aqui 5 casos de usos de indústria 4.0 que visam deixar o tema mais "palpável" e real. O motivo deste artigo é também mostrar que a Indústria 4.0 não está tão longe e inacessível como se imagina, e por isso estamos fazendo um grande esforço no âmbito da Vertical Manufatura da ACATE para acelerar o tema nas indústrias no Brasil.go

  4. Thumb_i40

    As tecnologias da Indústria 4.0 para aumentar a competitividade

    Como indústrias podem ter um alto nível de excelência operacional passando se há limitação nos recursos? Vamos detalhar como as 9 tecnologias da Indústria 4.0 ajudam na excelência operacional e podem mitigar as limitações para a adoção de soluções no chão-de-fábrica em indústrias de todos os portes (micro, pequenas, médias, grandes e multinacionais).

  5. Thumb_industria_40_tecnologias

    Os 3 maiores desafios impostos pela Indústria 4.0

    O mundo corporativo ainda está tentando entender a Indústria 4.0 e seus desafios para montar as estratégias e ações que vão inserir as empresas neste conceito. Um dos grandes problemas neste momento é que além do tema ainda estar em definição, há divergências de entendimento e os exemplos mais claros (como a manutenção preditiva) são repetidos à exaustão, limitando o tema, impedindo que as indústrias percebam o tamanho e complexidade do desafio e possam planejar as estratégicas e ações para superá-los. Neste artigo, colocarei alguns pontos de consenso sobre os desafios e algumas abordagens interessantes de maneira sumarizadas. Os conceitos aqui abordados vieram de livros, artigos, palestras que temos acompanhado no âmbito da Vertical Manufatura da ACATE.

  6. Thumb_fabrica_papai_noel_pequeno

    Por que o Papai Noel não atrasa suas entregas?!

    Ho Ho Ho!!! Época de natal e o Papai Noel como bom brazuca está correndo atrás do tempo para deixar todos os presentes prontos e nas casas das respectivas crianças que foram boazinhas no ano todo. Você pode estar se perguntando se estou louco, ou se você está lendo o artigo certo. Calma, eu explico. Queria apenas aproveitar a época para fazer uma analogia para explicar um pouco sobre um indicador de entrega de produção que pode ser utilizado na indústria, o POTIF. Vamos lá!?

  7. Thumb_plan2

    Planejamento de Produção - Um guia rápido (e fácil) sobre os métodos mais conhecidos

    A ideia deste artigo é termos um pouco mais para discutirmos sobre os métodos de planejamento e, quem sabe, ajudar você a descobrir qual pode estar mais adequado ao seu processo produtivo. Para isso colocamos uma breve descrição dos tipos mais populares de planejamento.

  8. Thumb_estoque

    Estoque: o terror que existe em todas as fábricas. Como minimizar?

    Vamos falar num dos piores terrores do planejamento de produção: o estoque. Minimizá-lo é um dos grandes desafios, pois ele traz implicações econômicas para a empresa. Este artigo ira iniciar um debate com uma listagem das ferramentas e exemplos de agenda, simulação e Gestão de Restrições no MES.

  9. Thumb_duelo

    Produção x Qualidade: Como transformar a guerra em acordo utilizando o índice OEE! HoverBoards!

    Nas indústrias é comum encontrar pontos de atrito entre a área de produção e a área de qualidade. A questão é: Pela natureza destas duas áreas existe este atrito, porém, como observar estes 2 aspectos ao mesmo tempo e estabelecer uma maneira de controlar e cobrar cada uma das áreas para haver produtividade com qualidade?

  10. Thumb_money

    Não queime dinheiro, garanta a qualidade mesmo analisando pouco a sua produção

    No último artigo eu tinha me comprometido a mostrar um exemplo de como a medição por amostragem de um processo sob controle pode ser feita por amostragem com um alto grau de confiabilidade. Neste artigo vou mostrar 3 gráficos que exemplificam o que tinha prometido.

  11. Thumb_churrasco

    Informação x Conhecimento - Qualidade 100% x Qualidade por amostragem

    Veremos a questão de garantir a qualidade através da "análise 100% da produção" versus garantir a qualidade "analisando por amostragem". Vamos começar a desmistificar a necessidade de medir e analisar 100% para garantir a qualidade da produção.

  12. Thumb_caos

    Evite o caos: gerenciar a qualidade com limites de especificação x limites de controle

    Como evitar o caos diário no controle de qualidade e não apenas cuidar para não produzir errado, porém também conseguir extrair a melhor qualidade da produção.

  13. Thumb_messi-v-c-ronaldo

    Importância dos gráficos no Controle de Qualidade - Messi x Cristiano Ronaldo

    Analisar a qualidade da produção com gráficos é mais eficaz. Veja um exemplo no mundo do futebol do que isso representa.

  14. Thumb_basketball

    Você gerencia a qualidade do seu processo utilizando apenas Índice de Capacidade? Cuidado com isso

    Utilizar apenas o Índice de Capacidade para analisar a qualidade da produção é um dos maiores erros cometidos. Saiba a razão no artigo.