Medium_3e2436b
Guilherme Alfredo Kastner    |   23/01/2017   |   Projeto Descomplicado   |  

Criando padrões de Engenharia – Parte 6: Margens de desenho

Senhores,

Quando falei dos tamanhos de folha, muitos devem ter se perguntado...
Qual a real importância disso?

A primeira coisa que temos de pensar, que todos os projetos são entregues em pastas, fichários ou envelopes padronizados, mas qual tamanho eles têm? Geralmente o A4. Abaixo seguem os tipos de armazenagem de documentos físicos de projeto que eu mencionei anteriormente.


Se vocês analisarem e lembrarem dos tamanhos de folhas, poderemos ver que temos a área dos tamanhos de papéis, assumindo que o A4 é o tamanho 1, temos uma progressão, onde o tamanho do papel vai dobrando a cada aumento de folha.

Em uma folha A0, cabem 16 folhas A4. O computador não possui dificuldades em armazenar ou exibir esse tipo de informação, mas quando imprimirmos, como fazer caber em um local de armazenamento fixo?

Muitos não sabem ou não se lembram, mas a ABNT tem regras claras para margens de folhas de desenho, prevendo os seguintes tópicos:
•    Tamanhos das margens
•    Tamanho da legenda
•    Posição das dobras

Como foi visto acima, a norma demonstra que existem parâmetros de dobra para que a folha tenha um parâmetro de armazenamento e qualquer pessoa saiba manipular o documento.


Continua depois da publicidade


Todas as imagens detalhadas estão detalhadas na NBR-13142/99, conforme o link disponível abaixo.
http://pt.slideshare.net/sheyqueiroz/nbr-1314299-desenho-tcnico-dobramento-de-folhas

Lembrem-se que toda a dobra, com a folha no formato final, resulta em uma área igual a existente na folha A4, portanto, armazenável em diversos locais, conforme descrevi.

O grande drama é que em outros países as folhas possuem normas diferentes de tamanho e dobras e os softwares de desenho como o SolidWorks e outros não estão preparados para essa realidade. Com isso, somos obrigados a estudar a nossa norma e adequar os sistemas de projeto a realidade brasileira.

Sds,

Kastner

O conteúdo e a opinião expressa neste artigo não representam a opinião do Grupo CIMM e são de responsabilidade do autor.
3e2436b

Guilherme Alfredo Kastner

Técnico de aplicações da SKA Automação de Engenharias desde setembro de 2004. Trabalhou com diversas Soluções Autodesk, SolidWorks. Nos últimos anos o trabalho tem sido focado na melhoria da comunicação das engenharias com os seus clientes dentro das corporações como a fábrica, administrativo e outros setores.


Mais artigos de Guilherme Alfredo Kastner